quinta-feira, 17 de maio de 2012

Fórum de EJA da Baixada elege nova coordenação

O Fórum da Baixada Cuiabana elegeu no último final de semana, durante reunião ampliada, os novos integrantes da coordenação regional. Foram eleitos nove membros, ficando o professor João Dias de Moura, (CEJA Licínio Monteiro), com a coordenação regional (confira no final do texto os demais integrantes). E ainda, houve eleição dos delegados para participação do Encontro Estadual de Fóruns de EJA de Mato Grosso, que se realizará na cidade de Tangara da Serra.

Diferente dos demais Estados do país, Mato Grosso trabalha com Fóruns regionais, reunindo um total de 18 representações. Essa subdivisão proporciona melhor organização e práticas com foco nas necessidades regionais.  Durante a reunião do Fórum da Baixada, essa mobilização regional foi fortalecida com a discussão sobre a  Agendas Territoriais. A proposta tem como objetivo o estudo dos desafios por espaço com identidades semelhantes.

A organização do Fórum programou ainda, uma apresentação sobre as Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Mato Grosso. Em uma mesa composta por representantes da EJA, na Secretaria de Estado de Educação (Seduc); Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep);  abordaram o trabalho da EJA no Estado e a necessidade de parceria com os movimentos sociais para atender os anseios das comunidades.

A professora Luciene Lina de Arruda, da Escola Estadual Ponce de Arruda, em Acorizal, participou das discussões com objetivos de obter mais conhecimentos sobre as ações política desenvolvidas para o setor e propor práticas que contemplem as necessidades dos estudantes da própria comunidade.

Para a professora Mediane Aparecida Nunes,(Eleita Secretária do Fórum) coordenadora do EJA da Escola Estadual Damião Mamedes, de Jangada,  uma ação coordenada junto aos municípios e Estado para desenvolver as políticas públicas (currículo, material didático, formação) com base na realidade do campo, é a principal meta a ser atingida.

Hoje Mato Grosso estima existir na população cerca de 260 mil analfabetos e outros 200, 250 mil analfabetos funcionais. Para reduzir esses números é necessário saber onde estão e como despertar o interesse desses estudantes para ingressarem na EJA e garantir qualificação nos estudos.

A discussão que prosseguiu com explanações sobre Exame On Line e Educação Profissional. O evento reuniu representantes dos oito municípios (Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Poconé, Jangada, Chapada dos Guimarães,Santo Antonio do Leveger, Nossa Senhora do Livramento) que compõem o Fórum da Baixada Cuiabana, e ainda a mesa de abertura foi composta por representantes das organizações sociais, Poder Público, estudante e professores de EJA.(Fonte SEDUC-MT)

Um comentário:

  1. Parabens aos organizadores do FORUM e os participantes da nova comissão em especial Profª Mediane e Profª Marcia Casini

    ResponderExcluir