PROJETO PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA
JANGADA-NOV/2009
IDENTIFICAÇÃO
SME- SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
End:Avenida João Ponce de Arruda S/N,Bairro Centro
Município de Jangada - MT
CEP-78490-000
Tel-(065)3344-1500-00 Cel: 99438712
SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO:
Dejacir da Costa Almeida
EQUIPE TÉCNICA PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA:
Ceríaco Vieira de Barros
Djeane Danuze de Almeida Ferreira
Everaldo Higino de Assunção Filho
Helenice Trajano Vasconcelos Silva
Ivone Meira Giraldo
Jânio José da Silva
Jeane Marluce de Paula Passos
Leanderson Gregório da Costa
Márcia Joana Duran
Maria Aparecida Santos e Souza
Suzy Maria Meira Araújo
ASSESSORIA PEDAGÓGIA:
Irene Giraldo
DIRETORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS:
Cleuza Cunha da Silva
Deize da Costa Almeida Machado
Olga Luiza de Oliveira Ponce
Maria das Dores dos Santos
Neri Mialho
Nivalda Aparecida Vieira de Souza
DIRETORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS:
Cidirlene Alexandra da Cunha
Marinil Sofia da Silva
COORDENADORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS:
Neorenice Duarte da Silva
Lucidio Egidio de Sales
Luzia Martes de Aruda Sacamoto
Maria Leodônia Araújo de Barros
Márcia A. Cassini
Derval josé da Silva
COORDENADORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS:
Anastácia Maria Ferraz
Ivone Paula da Silva Borges
CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO
No inicio da povoação de Jangada, seus moradores valeram-se muito da riqueza do transporte do rio Cuiabá.
O histórico rio das entradas e bandeiras banha o município. Desta forma o pioneiro jangadense pôde contar com sua parceria em inúmeras oportunidades, desde os tempos em que Jangada ainda era chamado de “ Passa Três”, denominação dada pelos antigos moradores do lugar.
O povoado em formação passou a ser chamado de Jangada em função do riacho que leva este nome, corta sede municipal e despeja suas águas no rio Cuiabá.
A abertura da BR – 29, em 1940, deu novo alento ao lugar, criando expectativa de progresso em sua gente. Posteriormente, esta rodovia passou a se chamar BR 364, acesso para a BR 163 e para MT 358, que dá entrada para Barra dos Bugres e Tangará da Serra. O desenvolvimento propriamente dito devem-se ao fato da região ser entroncamento rodoviário, com acesso a diferentes regiões do Estado, facilitando o fluxo migratório daqueles que venham em busca de novos rumos.
Os primeiros colonizadores de Passa Três foram Félix José de Trindade, Ricardo Firmo da Cunha, Joaquim Marques da Silva, Antonio de Almeida e Fidêncio Ribeiro. Estas famílias foram a nossa população da colonização local.
Os primeiros cidadãos que se aventuraram a lidar com o comércio local foram: Inocêncio Vieira de Almeida, Antônio Borges de Figueiredo e Sebastião Correa de Moraes, que traziam mercadorias para revenda da antiga Vila da Passagem da Conceição, hoje distrito de Várzea Grande.
O caminho desenhado às margens do rio Cuiabá era percorrido por comerciantes que traziam mercadorias em lombos de burros, e às vezes em carros de boi. O percurso durava 10 (dez) dias, em viagem de ida e volta.
O primeiro professor do povoado de Passa Três foi Arlindo de Souza Bruno – pioneiro da Educação. Depois veio o professor Alcendino Montezuma de Carvalho. Montezuma fez historia em Jangada.
A lei número 209 de 02 de dezembro de 1945 criou o distrito de Jangada. Por muitos anos o povoado não passava de um amontoado de casas, sem expressão política ou comercial.
A Lei número 5.051, de 11 de setembro de 1986, de autoria da bancada do PDS e PMDB, criou o município de Jangada com território desmembrado do município de Acorizal.
Os dados gerais do município de Jangada são:
Dependência genealógica - O município de Cuiabá deu origem ao município de Acorizal, do qual originou – se o município de Jangada.
Denominação dos habitantes – jangadense:
População – 8.329
Eleitores – 5.594
Distrito Sede – Jangada
Limites – Rosário Oeste, Acorizal, Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento.
Altitude: 200 metros
Distância da Capital – 72 Km
Coordenadas – 15º14´08 latitude Sul, 56º29´23 oeste de Greenwich
Extensão Territorial – 1.021.94 Km²
Localização Geográfica – Messorregião 130, Microrregião 533 – Rosário Oeste, centro – Sul de Mato Grosso.
Relevo - depressão do rio Paraguai, calha do rio Cuiabá, Serra das Araras.
Formação Geológica - coberturas não dobradas do Fanerozoico, com granitóides associados. Grupo Alto Paraguai e Cuiabá e faixa móvel brasiliano.
Bacia Hidrográfica – Grande Bacia da Prata.
Clima – tropical quente e sub – úmido, com cinco meses de seca, de maio a setembro. Precipitação pluviométrica anual de 1.750mm, com intensidade máxima em dezembro, janeiro e fevereiro, temperatura média de 24º C, maior 40º C.
Principal Atividade Econômica – destaca – se a pecuária, no sistema de cria e recria e corte. A agricultura é de subsistência, com plantações de algumas variedades de frutas e também desenvolve – se a piscicultura.
JUSTIFICATIVA
Durante o ano letivo de 2009, os profissionais das Escolas do Campo participaram de cursos palestras, falas em eventos para compreenderem a importância do diferencial ESCOLA DO CAMPO, com currículo, metodologia, avaliação e outras praticas pedagógicas que deverá ser voltado para inclusão dos CIDADÃOS, ALUNOS (AS) DO CAMPO com o intuito que permaneçam no campo.
Esse atendimento diferenciado visa às dificuldades passada pelos alunos nos meses destinados à agricultura, ônibus escolar, distância percorrida até chegar à escola, precariedade de estradas entre outros.
O município de Jangada – MT possui uma especificidade, 70% da população encontram-se na zona rural, das seis escolas estaduais, quatro localizam-se no campo e das cinco escolas municipais, quatro também estão no campo.
Dessa forma a Secretaria Municipal de Educação, para possibilitar a resolução ou amenizar esses problemas sem desqualificar a educação, resolve encaminhar este PROJETO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, com a iniciativa de fomentar discussões e possível implantação da Pedagogia da Alternância, nas escolas do campo, do Município de Jangada - MT.
A implantação e o sucesso deste Projeto dependerá do comprometimento dos Profissionais da Educação e Comunidade Escolar, pois a Educação de Qualidade é de responsabilidade de todos os envolvidos.
METODOLOGIA
Ø Implantar Pedagogia da Alternância após discussão dos Profissionais da Educação, Diretores (a) das Unidades Escolares, posteriormente assembléias gerais com pais/responsável, alunos (a);
Ø De acordo com experiências de visitas técnicas em Nova Mutum -MT, Escola do Campo, na comunidade do Pontal do Marape EM. Carlos J. Ferreira;
Ø Estudo do material – livro, com os Profissionais da Educação e Comunidade Escolar, cap. 05,06,08 e com os Diretores e Equipe Técnica Pedagógica da SME-JANGADA-MT, cap. 07: Consolidação das Políticas Educacionais do Campo, Rodney Garcia/2009;
Ø Para finalizar haverá estudo para implementação das Políticas da Educação do Campo, Regimento Interno e PPP de cada Unidade Escolar.
RESULTADO ESPERADO
AVALIAÇÃO
Espera-se a implantação do Projeto Pedagogia da Alternância nas Escolas do Campo, rede municipal e estadual, do município de Jangada - MT.
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